A morte que chocou o País

Crônica

Um político jovem e carismático, com uma carreira surpreendente e com um futuro promissor, que acalentava um sonho antigo: ser Presidente do Brasil. Faltando menos de dois meses até o momento em que os brasileiros terão de se dirigir às urnas, seus planos são interrompidos abruptamente com a queda da aeronave, com mais seis pessoas, em uma área residencial de Santos, no litoral paulista. Sem saber, na fatídica manhã do dia 13 de agosto, ele se preparava para sua última viagem, para o “Voo da Morte”.
Era a terceira opção, ocupava o terceiro lugar nas pesquisas de opinião, depois de Dilma Rousseff e de Aécio Neves. Era idealista, trazia a política no sangue e no DNA. Se elegeu e se reelegeu ao governo de Pernambuco. Ao ter a ex-senadora Marina Silva como vice na chapa, apontada como “boa de voto”, após a surpreendente votação no pleito anterior, ele era visto como opção para os que não aprovavam nem a reeleição de Dilma, tampouco a eleição de Aécio...
Casado, 49 anos (completados no domingo que passou), pai de cinco filhos, no auge da popularidade e em uma das fases mais produtivas da vida de um homem... A meta estava lá na frente, mas a morte veio antes! O imponderável aconteceu, pegando a todos de surpresa e comprovando a máxima de que “para morrer, basta estar vivo”...
Nessas horas, as reações são as mais diversas. Teve gente que, repentinamente, passou a jurar de pé junto que iria votar nele. Outros imediatamente procuraram jogar no atual governo a culpa pela morte do presidenciável: “Será que foi, mesmo, acidente?”, “Está na cara que foi a Dilma!”, e por aí vai... O fanatismo de uns passa a criar uma teoria da conspiração. São possivelmente os mesmos que juravam de pé junto que a Copa já havia sido comprada pelo governo brasileiro. Pois é...
Mas o mais chocante foram as “piadas” relacionadas à tragédia, mostrando a que ponto pode chegar a insensibilidade de algumas pessoas em um momento em que a Democracia está de luto.
Agora esqueça a sigla partidária! Estamos falando de vidas humanas! Onde está o respeito à dor das famílias? Onde está o sentimento de solidariedade, o choque com a forma como os corpos das vítimas foram encontrados?!
Vale lembrar que além de Eduardo Campos, mais seis pessoas morreram, integrantes de seu staff de campanha e comandantes de voo. Onde está o sentimento humanitário? Choramos mais com a desclassificação do Brasil na Copa do que com a morte trágica de pessoas que tiveram as vidas ceifadas prematuramente?!
É por isso que defendo a necessidade urgente das pessoas despertarem e resgatarem valores humanos “esquecidos”, como amor universal, solidariedade, ética, lealdade... Que mundo queremos deixar para nossos filhos e netos? Para onde está nos levando o egoísmo, o egocentrismo, o materialismo e a ambição desmedida?
É preciso ser solidário com as famílias e amigos de Eduardo Campos e dos outros seis que morreram no Voo da Morte. Por que respeitando a morte, estaremos valorizando a vida. Debaixo da terra, somos todos iguais. Afinal, poderia ter acontecido comigo, com você, com qualquer um. Essa é a reflexão que considero pertinente nesse momento.

 

Comentários

  1. Que lindo Soninha !!!
    Ha sim tristeza em nossos corações antes de ser candidato é um ser humano é filho pai,marido, irmão que Deus conforte os familiares !!! Beijinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acesse a minha produção de conteúdo nas redes sociais!

BIENVENIDA A URUGUAY - PARTE 1

BIENVENIDA A URUGUAY - PARTE 2