Sakura Matsuri

Diz a lenda que Sakura vem da princesa Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu, próxima ao Monte Fuji, e se transformado nesta bela flor. Também se acredita que tem sua origem na cultura de arroz, porque Kura era o depósito onde se armazenava o arroz, alimento considerado dádiva divina para os japoneses. 
O certo é que tom rosa suave da flor da cerejeira(sakura, no idioma japonês), símbolo do Japão, causa encantamento a cada desabrochar de suas pétalas.

É um acontecimento nacional naquele país. São mais de 300 variedades de cerejeiras catalogadas! Aliás, no Japão não importando o tamanho da cidade, sempre há uma associação de cerejeiras, geralmente presidida pelo próprio prefeito.

A florada da cerejeira é aguardada com ansiedade pela população nipônica. Serviços metereológicos informam constantemente as condições climáticas nas localidades onde existem floradas. A primavera é comemorada não apenas para uma breve apreciação. A população corre para garantir um bom lugar sob a florada, preferencialmente fazendo um piquenique, o chamado Hanami (apreciação das flores).

E essa expectativa é gerada não somente no chamado “País do sol nascente”, mas nos quatro cantos do globo. Turistas do mundo todo correm para a nação asiática nesse período. Quem já viu de perto, garante que é espetacular.

Da família das rosáceas, a flor da cerejeira é originária da China e da Índia. Foram os cruzamentos e mutações ao longo dos séculos que resultaram em centenas de variedades.

Coube aos imigrantes japoneses carregarem com eles essa tradição e essa paixão pela flor de cerejeira, para países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e, obviamente, ao Brasil.

“Neste final de semana, todas as atenções se voltam para Frei Rogério, município catarinense de colonização japonesa”

 E aqui, na Terra Brasilis, estamos justamente no período em que acontecem as festividades que comemoram a beleza e a simbologia que marcam essa exótica flor, em São Paulo, o Estado onde está a maior colônia japonesa fora do Japão. E, para quem ainda não sabe, neste final de semana, todas as atenções se voltam para Frei Rogério, município catarinense de colonização japonesa, que realiza a 17ª edição da Sakuta Matsuri - Festa da Florada da Cerejeira. A festividade, além de proporcionar a belíssima visão da flor de cerejeira, mescla atrações culturais e gastronomia típica.

Quem já foi recomenda, e quem não foi, ainda pode se agilizar e rumar para Frei Rogério, próximo a Curitibanos. Para os apreciadores da cultura japonesa, vale a pena enfrentar quatro horas de viagem até o Parque Sakura, na Colônia Celso Ramos. Quer sair da mesmice? Simbora para a Festa da Florada da Cerejeira!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conto - De volta ao Velho Oeste

Gatos e humanos

BIENVENIDA A URUGUAY - PARTE 1